domingo, novembro 27, 2011

Futebol: o dia de ontem


Ontem foi dia de Derby. O chamado clássico. Tinha tudo para ser um grande jogo, duas equipas fortes, um Sporting renascido, a tentar mostrar que está no campeonato, não para lutar por um lugar na Europa, mas sim para disputar o campeonato.

Era algo que já não acontecia há muito tempo. E ainda bem que voltava a acontecer, voltava a existir aquela rivalidade no ar, aquela disputa. Uma semana antes do Derby, já se sentia aquela emoção no ar, que há muito não existia.

Tinha tudo para ser uma grande festa, entre os dois clubes, mas que alguns tentaram estragar. E não fizeram ainda pior, eu diria por sorte.

Toda aquela tensão imposta pelos dirigentes antes do jogo, deveria ser condenada pelas entidades competentes. Isto para começar. Depois, foi estreada uma estrutura de segurança, usada em vários estádios europeus, no entanto, apenas foi usada para criar polémica e para levar às imagens tristes do final do jogo. E os culpados por isso, mais uma vez, são os dirigentes.

Como dirigentes de um clube de futebol, quer seja o clube A ou B, só têm que apoiar todas as medidas de segurança. No entanto, o Sporting apenas procurou criticar e dar razão aos seus adeptos, levando-os a que ficassem ainda mais revoltados.

As imagens a que se assistiu no final do jogo de ontem são inéditas. Nunca um estádio de futebol tinha ardido em Portugal por fogo posto, e isso ontem aconteceu.


Mais inédito ainda, são as declarações dos dirigentes do Sporting no pós-jogo. Aquelas declarações, para mim, são apenas um "SIM" ao incêndio provocado no estádio da luz. Além disso, são provocatórias, o que pode levar ainda a mais desgraças, quando o Benfica for jogar a Alvalade.


Se isto já acho ridículo, é impossível descrever a publicação no Facebook por parte do Sporting Clube de Portugal de uma determinada imagem que deixo abaixo:


Nesta imagem, o Sporting alega que os Benfiquistas já fizeram o mesmo. Dois pontos sobre isto:

  1. Revela ignorância da parte dos dirigentes Sportinguistas. Se fossem um incêndio, estaria toda a gente nos seus lugares a festejar, com os seus cachecóis ao alto? Será que têm o conhecimento do que são tochas? (no final encontram-se fotografias deste jogo, onde dizem existir um incêndio);
  2. Revela que desculpam a situação dos seus adeptos e que a apoiam, porque supostamente já teria sido feito o mesmo pelos adeptos do Benfica.
Em qualquer país civilizado, os criminosos seriam condenados, e quem impôs este ambiente, também o seria. Mas vivemos em Portugal, no país do faz de conta, onde todos saem em liberdade e voltam para fazer o mesmo.

Infelizmente, vejo que o próximo Derby em Alvalade vai dar problemas. Porque vândalos existem em todos os clubes, tanto no Benfica, como no Sporting, como no Porto. Esses deveriam ser afastados pelos seus clubes e não apoiados. E é isso que condeno no Sporting. Até ao momento, apenas apoiou as atitudes que poderiam custar vidas. Ontem, se o incêndio se tem alastrado, estavam-se a lamentar mortes e feridos. No entanto, o comunicado do dirigente máximo do Sporting, após o jogo, apenas os apoiou, desculpando a atitude com o facto de se ter posto as pessoas dentro de uma rede. Para mim, essas pessoas deviam ser postas dentro de uma rede sim, mas de ferro. Porque pessoas destas, que não se sabem comportar, deveriam estar numa prisão, juntamente com todos aqueles que promovem a violência.

E antes que digam que são todos os dirigentes que fazem isso, eu digo já que concordo com essa afirmação. No entanto, para este jogo, apenas a direcção do Sporting provocou e promoveu esta violência, tendo a direcção do Benfica sido exemplar no seu silêncio!

Seguem agora as fotografias que comprovam que não há incêndio nenhum, como o Sporting quer demonstrar:





2 comentários:

Sara N. disse...

Grande derby, sim senhor! Embora o resultado não me tenha agradado, foi um bom jogo!

Quanto ao comportamento animalesco da claque leonina, após o jogo, foi deplorável!!!

Anónimo disse...

eu acho que eles não vão ler, eles no fundo sabem mas a azia é tanta depois de semanas a dizer que o jogo estava ganho, que ... pronto... viram a atençao para outros lados ;)