sexta-feira, novembro 18, 2011

Imposto sobre Fast Food

Lembram-se daquela proposta sobre a Fast Food, que andava por aí? Pois bem, hoje vamos falar um bocadinho sobre isso.

Eu não sei se concordo com este novo imposto. Depende um bocado da fome com que estou. O que eu sei é que com este caos todo que está instalado na economia do nosso país, não deveria ser a classe média nem os ricos, a pagar a crise. Para mim, é o seguinte: os gordos que paguem a crise!

Lamento muito mas, se uma pessoa está gorda, é porque tem por onde cortar. Até agora ninguém disse que o oxigénio é muito calórico. Portanto, ninguém engorda por abusar do oxigénio. Quando não se come nada, fica-se como o Ghandi ... ou como ele está agora.

É justo que as pessoas paguem mais consoante o peso: se é mais pesado paga mais. Se é assim com a fruta, legumes e peixe, porque não há-de ser com as pessoas também? A olho nu, os gordos serão sempre os que parecem estar melhor na vida.

Além do mais, é fácil de taxar. Qualquer portageiro consegue ver se o condutor de um veículo é gordo ou não, e aplicar a devida classe de portagem. Porque é que nas portagens conta o tamanho do carro e não o peso de quem vai a conduzir? Não é o carro que depois de pagar a portagem, vai a encher o bucho com sandes de leitão e a ter embolias, dando consequentemente custos ao sistema de saúde. E em termos de dar sinais aos mercados, era bem bom! O alemão gosta de ver pessoas subnutridas, e ao ver pessoas a passear na baixa, eles percebem logo onde é que andamos a gastar o dinheiro. Na Alemanha eles têm gordos é certo. Mas levaram muitos anos até terem uma solidez económica para se darem a esses luxos.

Para aqueles que me estão a odiar neste momento, pensem comigo: taxar os gorduchos, é bom para eles. Só de pensarem que vão ser taxados, ficam logo com menos apetite!

Nós temos que pensar no futuro, e este mundo não está para gordos. Basta só ver o tamanho dos novos carros eléctricos ... 

Por agora é tudo que eu tenho que ir andando ... Nunca mais é sábado, que eu comprei uma daquelas experiências da "vida é bela" e deve ser espectacular. Chama-se: "um fim de semana sem IVA". 

3 comentários:

Sara Nunes disse...

Ora, PROTESTO!

"Os grupos de nível económico baixo especificamente têm uma maior tendência para realizar uma dieta desequilibrada e consumir uma quantidade menor de frutas e verduras. Esta situação pode conduzir por um lado a uma carência em micronutrientes e simultaneamente a um excesso de consumo energético que resulta em excesso de peso e obesidade"

e ainda:

"Quando se fala de grupos com rendimentos baixos, que apresentam dificuldades em seguir uma dieta saudável e equilibrada, refere-se a maioria das vezes pobreza alimentar e insegurança alimentar. A pobreza alimentar inclui diversos aspectos, mas os três obstáculos principais à realização de uma dieta saudável e equilibrada são os custos, a acessibilidade e a falta de conhecimento. Estes factores vão conduzindo ao desenvolvimento de zonas conhecidas como “desertos alimentares”. O hábito de consumir alimentos ricos em energia e pobres em nutrientes é consequência da falta de meios económicos para comprar alimentos mais saudáveis."

ler mais em:
http://www.eufic.org/article/pt/saude-e-estilo-de-vida/escolha-alimentar/artid/Porque-comemos-que-comemos-determinantes-socio-economicos-nas-escolhas-alimentares/


e isto é só uma fonte, queres mais? arranjo-te artigos científicos se quiseres... :P

um conselho, cuidado quando fores à rua, porque este texto ui vai despertar muita ira xD

Sara Nunes disse...

ah! para não falar do metabolismo, que é muito importante!

Duas pessoas podem comer a mesma quantidade de alimentos e um ser gordo e outro magro. E o magro até pode comer mais que gordo!

Portanto, um magro tanto pode dar o mesmo ou mais prejuízo que um gordo!

xD

Anónimo disse...

Cá para mim vai pagar mais imposto Sara Nunes!